17 de fevereiro de 2005

Perfeicao

meu poema favorito e um escrito por Coleridge. Mas por causa de um verso eu nunca havia conseguido acha-lo perfeito. Neste verso o poeta diz que o mar transformara-se em cobras. Sempre me perguntei: " Por que diabos cobras?". Por que nao sapos ou lagartos, ou algum mamifero. Acabei me convencedo de que as cobras foram escolhidas em funcao da metrica... pela rima. Todavia, certa noite em que navegavamos longe do continente ou de qualquer ilha, olhando para o mar que refletia a luz da lua, dei-me conta de que a superfice da agua, as marolas, pareciam milhoes e milhoes de cobras esfregando-se umas as outras. O mar transformara-se em cobras. Esse mar de cobras ocorre quando nao ha vento, a lua esta a meia altura no ceu e a calmaria parece estar a ponto de torna-se agitacao. Se essa viagem nao me servir de nada, serviu-me, ao menos, para dizer: "eu ja li um poema perfeito".