20 de fevereiro de 2005

Veliado Coelho

A India tornou-se uma republica independente da Inglaterra no ano de 1947. Todavia, o territorio de Goa, uma cidade ao sul da India que nao pertencia ao reino Ingles, mas a coroa portuguesa, apenas conseguiu sua independencia no ano de 1961. Segundo meu amigo indiano os portugueses se retiraram porque chegou um momento em que a populacao local simplesmente comecou a alvejar qualquer um que fosse cidadao portugues. Sem direito a julgamento... a culpa era determinada pela existencia... na hora errada no lugar errado. Bom, o fato e que esse meu colega e um cidadao de Goa e sabe algumas frases e algumas palavras em portugues que lhe foram ensinadas por sua avo. Quando ele fala eu quase consigo imaginar a velhinha indiana de uma colonia portuguesa passando os ensinamentos ao seu neto. Eis alguns trechos do escasso conhecimento da lingua portuguesa que possui o indiano que trabalha comigo na cozinha: "Esse menino e muito mal criado"; "esse homem e um ladrao"; "mamae eu quero, mamae eu quero, mamae eu quero mamar...". Sempre que ele fala comigo em portugues eu me mato de rir. Veliado Coelho e um grnade amigo aqui no barco.