16 de maio de 2005

Data de Validade

O idioma ingles falado no barco nao tem relacao alguma com aquele que se aprende na escola. O vocabulario das pessoas e bastante limitado, a pronuncia das poucas palavras que sabem e muito distante do que se aprende nas salas de aula, os tempos verbais utilizados sao apenas dois: presente e passado (isso quando ocorre de as oracoes terem verbos) - O que torna os dialogos experiencias desafiadoras. Outro dia uma indiana estava chorando pelo corredor. Chorando todas as pitangas. Perguntei o que havia acontecido e ela, entre prantos, disse o seguinte: "Meu pai expirou". Na hora eu nao compreendi... pensei que havia escutado errado. "O que?". "Meu pai expirou. Minha mae acabou de ligar. Meu pai expirou". O pai da dita havia falecido e eu achando que ela chorava por causa de um passaporte ou algum outro documento.... mas convenhamos, que classe de pessoa vem ao mundo com data de validade?