18 de março de 2005

Talhando virtudes

Limpar a camara fria consiste no seguinte: primeiro retira-se todos os recipientes onde estao armazenados os alimentos empilhando-os fora a geladeira; limpa-se todas as prateleiras e paredes; limpa-se os recipientes e os coloca de volta; limpa-se as tampas do recipientes e os lacra; etiqueta-se tudo; limpa-se o chao.
Outro dia um indiano (so fiquei sabendo da nacionalidade do filho da p.. depois) derrubou todas as caixas que eu havia acabado de empilhar. Comida por todo o chao. Empilhei tudo de volta e o infeliz voltou para buscar gengibre (que estava na ultima caixa da pilha)... mexeu nos recipientes e deixou todos desequilibrados. Segundos depois me passa um desavisado e todas as caixas vao de volta ao solo. Eu estava puto e, num momento de furia, pequei uma das cenouras que estavam no chao e joguei a contra a parede da geladeira.
No fundo da camara esta a maquina responsavel pelo resfriamento. Trata-se de uma caixa de aluminio com uma gaiola no topo. Dentro da gaiola encontra-se um ventilador. Pois bem, a cenoura ricocheteou na parede, esgueirou-se pela gaiola e acertou o ventilador. Numa fracao de segundos transformou-se em milhoes de microparticulas laranjadas estampadas por toda a geladeira. Eu queria morrer, que o chao se abrisse e me engolisse, queria sentar e chorar.
Fiquei limpando a desgraca ate meia noite e meia pensando como a paciencia e realmente uma virtude.