5 de março de 2012

Burocracia Sobre Rodas

   Algumas postagens atrás, escrevi sobre como os papéis se parecem numa repartição pública e sobre como é difícil identificar as diferenças entre eles.
   Se a servidora Marinalva foi quem me ensinou a ler um processo, Luiz foi quem me treinou no ofício burocrático. Aprendi com esse servidor como classificar cada tipo de papel e saber a função de cada um deles no Sistema burocrático, sem me deixar ser enganado pelas semelhanças: "Na dúvida, pergunte", dizia-me sempre.
   Luiz é um motociclista. Tem uma moto custom japonesa, parecida com as famosas Harley-Davidson (só que melhor), é diretor de um moto clube. O estereótipo não parece combinar com o serviço público, mas conversando com o tipo, aprendi que há uma filosofia sobre duas rodas, há uma preocupação com a segurança, que exige planejamento e método nas viagens, bem como respeito pela estrada e pelos outros que rodam no grupo. O ideal da liberdade com jaqueta de couro tem um custo: o cuidado constante. "Na dúvida, não ultrapasse". Luiz presta muita atenção nas minúcias.
   Por essa razão, acredito, as sutis particularidades dos papéis não lhe passam desapercebidas. Os detalhes estão nas palavras... os papéis serão sempre parecidos. Luiz as identifica, as classifica e lhes dá o encaminhamento correto. Se alguém se enganar e achar que é tudo a mesma coisa, a resposta há de ser: "Tem que ler". Ele, afinal, é o Supervisor da Seção de Distribuição e Informações Processuais.
   Ao contrário do que se pensa, motociclista e burocrata não são mutuamente excludentes.