6 de abril de 2012

Oasis

    Pouco antes do feriado, um processo de 1995, que estava em grau de recurso, voltou do Tribunal.
   Recebi a relíquia um pouco abismado: Mil novecentos e noventa e cinco! Para quem se lembra, em 1995, a banda inglesa Oasis estava surgindo com o primeiro disco, Definitely Maybe (Definitivamente Talvez). De lá para cá, a banda lançou mais de dez álbuns, vendeu milhões de discos, separou-se, os membros formaram outras bandas, envelheceram, tiveram filhos...minha adolescência passou, eu entrei no serviço público, e o processo continua nas paradas do judiciário.
   Mas, ao ler o processo, encontrei alguns elementos que tornam essa distância temporal ainda mais sensível; é que o autor que reclamava seu direito na década de 90 já era um ferroviário aposentado. Significa que esse senhor passou dezessete anos de sua aposentadoria aguardando uma decisão judicial. E qual a resposta do judiciário ao pleito - datilografado em máquina de escrever - desse senhor? Ele tem ou não tem direito ao que pede há dezessete anos?
   A resposta dos Desembargadores: Definitely Maybe! (Definitivamente Talvez!).
   Apesar do andamento Adagio, quase Lento, de uma "Marcha Fúnebre", a justiça tem seus momentos Rock'n Roll. Um Rock'n Roll datado, é verdade, mas não menos cheio de atitude.
   A decisão do Tribunal foi a de que, após dezessete anos de discussão, o processo deveria "renascer", voltar ao seu início. Isso porque, em algum momento da segunda metade da década de 90, uma outra parte deveria ter ingressado no processo. Como isso não aconteceu, todo o processo foi considerado nulo... vício insanável!
   Assim, a decisão ficou postergada para depois do novo desenrolar do processo. Estamos em 2012, novo século, novo processo. O senhor aposentado vai ver seu direito julgado pelo judiciário? Definitely... Maybe.
   Pensei no que eu poderia falar para esse velhinho, se ainda vivo estiver, nesse dia de Páscoa. Diria: "Nessa data celebramos porque Jesus renasceu! Bom... Seu processo também! Feliz Páscoa... são os votos de um burocrata". E se eu pudesse dedicar uma canção para esse senhor, nesta data de Páscoa, com meu melhor espírito burocrático-cristão, certamente seria: Don't Look Back in Anger (Não Olhe para Trás com Raiva)", outro single de 1995 da banda Oasis.
   Feliz Páscoa a todos!