16 de fevereiro de 2012

A Democracia na América

   As mudanças de rumo num ambiente democrático, fazem-se lentamente, pois precisam mobilizar muitas vontades individuais numa determinada direção.
   Por outro lado, as mudanças em situações aristocráticas ou absolutistas, operam através de revoluções. A mudança de rumo é drástica e, por vezes, sangrenta.
   As insituições democráticas, reflexo da democracia de onde nascem, mudam lenta, mas pacificamente.
   Essa foi uma das observações feitas por Alexis de Tocqueville - parlamentar e filósofo francês que presenciou a queda do Antigo Regime - em seu livro "A Democracia na América".
   Basta olhar para uma repartição pública democrática para perceber que De Tocqueville tinha razão. As coisas são lentas.
   Entretanto, onde trabalho, existe um servidor que acredita fervorosamente em mudanças céleres. Osny discorda de Tocqueville.
   Não é por discordar de uma das grandes mentes do pensamento ocidental que Osny está errado. Bill Gates e Steve Jobs também discordaram.
   A diferença é que Gates e Jobs criaram uma outra máquina no seio da democracia, uma máquina extremamente eficiente, baseada em critérios mais objetivos... atualmente há até um mercado para essa grande máquina digital, a NASDAQ.
   Osny, por outro lado, opera na imensa máquina burocrática, calibrada não por dados estatísticos e critérios evidentes de eficiência, mas por opções políticas e pela inércia da grande engrenagem.
   Na realidade da burocracia, Osny luta contra moinhos de vento.
   Osny não está errado, mas De Tocqueville está mais certo.