13 de fevereiro de 2012

Discovery Channel

   Ontem vi  publicada em alguns murais do Facebook uma atividade que dizia qual animal representava sua personalidade. A maioria dos que se deram ao trabalho de compartilhar o resultado foram associados a animais imponentes como a águia ou o leopardo. Fiquei intrigado com aquilo e tentei imaginar qual bicho poderia ilustrar um burocrata.
   Particularmente, a burocracia parece-me algo tão anti-natural que relutei em associá-la a qualquer espécie. Para mim, a burocracia é o que distingue o homem da natureza... o homem é um ser burocrático. Nada mais no mundo natural o é.
   Todavia, continuei buscando um mascote... até que me lembrei de uma conversa que tive com Edson, um servidor mais antigo, que anda meio cansado do trabalho na repartição. Quando perguntei-lhe o que achava do ofício no cartório, respondeu-me que era uma repetição sem fim das mesmas coisas, expedir ofícios, certificar, expedir mandados, certificar, numerar as páginas, rubricar, escrever minutas, numerar as páginas, publicar, pegar outro processo, expedir ofícios... e fazer os processos andarem, interminavelmente. Edson estava meio estressado nesse dia... achando tudo uma m...
   Dessa recordação, veio-me um animal que ilustra bem o aspecto inercial da burocracia (que parece revolver a fúria de meu amigo Edson). Existe uma espécie de besouro que, para botar os ovos, junta uma quantidade grande de fezes e se põe a rolá-las por longas distâncias, até que o monte de estrume tome uma forma caprichosamente arredondada. É o famoso besouro rola-bosta. Eis o burocrata.