12 de fevereiro de 2012

Grandes Acontecimentos

   Tenho uma grande amiga que hoje trabalha no Banco Central da Inglaterra. Havia muito que não conversava com Silvia. Outro dia, mandou-me um e-mail "atualizando o status" da sua existência.
   No balanço geral, Silvia está bem. Fico feliz por Silvia.... Ponderei com essa minha amiga que ela está num lugar privilegiado para acompanhar uma das grandes crises do capitalismo. Uma crise que, talvez, mude a atual ordem mundial... "the global order". Silvia está testemunhando um dos grandes acontecimentos da história.
   Depois, refletindo um pouco sobre nossa conversa, percebi que, aqui, na divisa entre o Cerrado e o Pantanal, no seio da repartição, estou deslocado da história, estou muito distante do que acontece no Brasil e no mundo.
   Confesso que fiquei um pouco estarrecido com essa constatação... durante esse dia, pensei muito na minha condição, na minha marginalidade histórica.
   Até que me veio um pensamento salvador, que eu gostaria de dividir com vocês.
   Eu estou na Região de onde emana o maior fenômeno cultural dos últimos tempos. Estou no berço de um grande acontecimento chamado "Sertanejo Universitário". Como Silvia, sou testemunha de algo sem precedentes na história mundial. "Nossa! Nossa! Assim você me mata! Ai, se eu te pego! Ai, Ai! Se eu te pego!". Talvez não seja a mesma coisa, mas é um consolo.