2 de abril de 2012

... São Para Te Ver Melhor!

   Cícero é um sujeito grande e alto. Metódico, ex militar da Força Aérea Brasileira, consertava aviões antes de ingressar no judiciário. Em linhas gerais, é isso o que me consta de sua vida. Agora, talvez por conta do ofício de montar e desmontar aeronaves, que exige boa visão periférica para não perder nenhum parafuso, talvez pela moda típica dos militares da aeronáutica, adeptos do estilo Top Gun, Cícero usa óculos de grau com grandes armações e lentes enormes, modelo Ray-Ban. Sofre de hipermetropia.
   Sueli, sobre quem já falei neste blog, por sua vez, é uma pessoa mais diminuta, mas, como Cícero, também precisa de lentes para ler as infinitas letras da burocracia.
   Ocorre que hoje Sueli esqueceu seus óculos em casa. Constatou de pronto que não conseguiria trabalhar sem o corretivo visual. A burocracia se faz com letras miúdas. Perguntou a Cícero se, por acaso, não teria um par de lentes sobressalentes que lhe pudesse emprestar. Cícero, precavido como todo bom soldado, os tinha e, prestativo como todo bom soldado, os emprestou à colega.
   Todavia, em razão da diferença de compleição física dos personagens, os óculos ficaram muito frouxos na cabeça de Sueli; problema que ela resolveu amarrando um barbante e um elástico nas hastes, o que, de modo eficiente, mas pouco estético, fixaram-lhe as lentes na cara. Além disso, em razão do gosto de Cícero por modelos Ray-Ban, as lentes ficaram desproporcionalmente dilatadas no rosto de Sueli.
   Ao longo do expediente, toda vez que a via com aquelas duas placas transparentes emolduradas e pressionadas contra o rosto, tinha a impressão de que Sueli estava dentro de um aquário. Suponho que nenhuma palavra dos documentos burocráticos lhe tenha escapado no dia de hoje.