14 de abril de 2012

Postagem Burocrática

   Há alguns dias recebi um punhado de reclamações repetidas dos leitores deste sítio - todas com o mesmo teor, variando apenas na forma ou na entonação.
   Acredito que, como um blog sobre a burocracia judicial, este espaço está sujeito à apreciação de matérias repetitivas. Disseram-me que ou não conseguiam fazer comentários às postagens, ou os faziam, mas estes não apareciam no blog.
   Ao ouvir aquilo, senti uma certa azia. Lembrei que montar esse blog, com esse layout simples, quase elementar, tomara-me todo um final de semana, muita indisposição, num exercício repetitivo de tentativa e erro intercalado por esporádicas tentativas seguidas de acerto.
   Sabia que, se me metesse a tentar resolver esse problema apontado pela "ouvidoria", ou bem não o resolveria, ou passaria longas horas debruçado sobre o computador para alcançar um resultado insatisfatório.
   Apesar das alternativas pouco atraentes, resolvi que deveria tentar, afinal de contas, estava deixando de ouvir as poucas pessoas que me lêem e que se dão ao trabalho de tecer algum comentário sobre os textos.
   Tentei fuçar a estrutura do site, sua arquitetura, seus códigos. Deparei-me com sinais "html", hieroglifos de uma linguagem alienígena. Pela lógica, sabia que o erro estava em algum daqueles signos sem significado que cobriam a tela do computador. Mas onde? Aumentou-me a azia. Senti o suco gástrico fazendo tempestade num copo d'água.
   Imaginei o que seria de mim quando o judiciário se tornasse digital. Acometeu-me um cansaço antecipado pelo futuro que haveria de chegar. Desisti. Jamais entenderia aquelas letras dispostas em ordem impronunciável.
   Fui ao Youtube: a fonte de todos os tutoriais, o manancial de saber dos analfabetos. Encontrei um vídeo explicativo. Simples, direto e eficiente. Postado por uma menina de 12 anos de idade. No tutorial, essa criança demonstra, passo a passo, como colocou um campo de comentários integrado ao Facebook (!) no seu blog sobre Harry Potter... Fiz o teste. Deu certo! Simples! Foi-se o Sábado.
   Fico imaginando as espécies de tutorias (postados por fãs impúberes de Harry Potter) que os servidores do Setor de Informática acessam para resolver os problemas do Poder Judiciário.
   Tendo em vista esse pequeno imbróglio técnico, a postagem de hoje tem cunho apenas burocrático. Trata-se de uma postagem de mera ciência, notificando os leitores que agora podem fazer os comentários que quiserem, garantidos pela tecnologia de um aplicativo do Facebook.
    Verdade... até um criança consegue!