26 de abril de 2012

A Primeira das Mil e Uma Noites

   Ontem escrevi uma breve postagem sobre o processo de naturalização de uma mulher síria... Estou em dívida com os que acompanham as publicações. Tenho que contar-lhes como acabou, ao menos, esse processo... Pois, ao menos esse, efetivamente acabou.
   Hoje Sahrazad naturalizou-se brasileira.
  Não pude deixar de assistir a audiência judicial de entrega do certificado de naturalização. Com a permissão do magistrado, acompanhei a solenidade.
   Junto com outros três estrangeiros - um senhor e uma senhora paraguaios e uma outra mulher do Uruguai - esta síria abriu mão de sua nacionalidade e jurou solenemente observar a Constituição e as leis brasileiras.
   Sob a vigilância da representante do Ministério Público Federal, das testemunhas presentes e do Cristo pregado na Cruz, que adorna a parede da sala de audiências do judiciário, Sahrazad recebeu, das mãos do Juiz seu certificado de naturalização.
   As histórias das "Mil e Uma Noites" tornaram-se, nesta data, ao menos em meu imaginário, um pouco menos árabes e mais brasileiras.
   Quaisquer que sejam as próximas Mil e Uma histórias de Sahrazad, a primeira haverá de ser sobre a burocracia do judiciário e haverá de se passar no interior de uma repartição pública.... passada em papel timbrado, com o brasão da República.